Cartografia Social

Oficina de Cartografia Social

Com Aluizio Marino

 

 

A Cartografia Social

 

O surgimento da cartografia social (ou mapeamento colaborativo) é relativamente recente - aproximadamente duas décadas - e prevê a inversão da lógica concentradora presente na "cartografia tradicional". Um marco no processo de evolução das ciências cartográficas, que foi impulsionado pela descentralização das ferramentas tecnológicas e da internet. A cartografia social consiste, resumidamente, em um conjunto de metodologias que buscam disseminar os conhecimentos relativos a produção de mapas e informações cartográficas, ou seja, é um processo de apropriação de conhecimentos por grupos sociais que historicamente foram excluídos destes. Os mapas, além de representações da realidade, são instrumentos de poder. Por isso, para além de um caráter instrumental ou técnico a cartografia social, acima de tudo, se caracteriza como uma ação política.

 

Sobre a Oficina

 

A oficina aberta de mapeamento dos espaços LGBTT de Jundiaí no que acontecerá no dia 24/03/2018 no horário das 14h00 às 17h00, no espeço onde abrigou a primeira boite da década dos anos 80 em jundiaí, a boite Segundo Andar, localizada no Prédio Francisco Lírio, na Av. Dr. Cavalcanti, 341 - Vila Santa Santa Rosa em Jundiaí/SP.

 

A oficina de cartografia social é capaz de proporcionar o reconhecimento do território e da diversidade local, alguns pontos de encontros da época, previamente identificados, eram locais como as Boites Glitter, Segundo Andar, Railway, Arco-Íris, Paradiese, Bar da Dê, Bar Sandi, Fashion Night e Boite Gloss. Além disso, os dados coletados podem complementar os rumos do projeto, tais como a identificação de novos sujeitos e protagonistas da memória LGBTT para possíveis entrevistas e coleta de materiais.

 

O resultado deste trabalho de cartografia estará disponível em breve aqui no site, com informações, dados e imagens de cada espaço mapeado.

Sala de Imprensa

Gustavo Koch

          Fone: (11) 94192-5850 - Gustavo Koch

          Email:  comunicacao@memorialgbtdejundiai.com.br

Desenvolvido por:  [ MarcoPeron ] © 2018   -  [ EstudioGalpao ] © 2018